Atlética acadêmica: como administrar com eficiência?

7 minutos para ler

Fazer parte de uma atlética acadêmica é uma ótima experiência, ainda mais se for ocupando cargos importantes. A atlética mantém os alunos do curso unidos em prol de um objetivo maior: conquistar campeonatos, se divertir e aproveitar muito!

Sabemos que, apesar de ser muito bom, é preciso responsabilidade para fazer uma boa gestão. Por isso, neste post que fizemos hoje vamos mostrar como ter uma administração financeira eficiente, para ninguém botar defeito.

Está animado para fazer a melhor gestão de atlética acadêmica que o seu curso já teve? Então vem com a gente neste post!

Quais são as regras para mandar bem no financeiro?

Antes de começar, vamos destacar algumas regras básicas que devem ser seguidas para que você mande bem no financeiro da sua atlética. Anota aí:

  • nunca misture o seu dinheiro pessoal com o da atlética;
  • faça um bom planejamento financeiro e siga o que for definido;
  • não deixe que as informações financeiras acumulem. Atualize constantemente o seu controle;
  • utilize a tecnologia a seu favor. Existem muitos aplicativos e plataformas automatizadas, aproveite!
  • Encontre formas de conseguir ficar no positivo;
  • não tenha vergonha de cobrar. Isso faz parte da gestão financeira.

Se você ficou se questionando como fazer para seguir algumas dessas regras, calma que vamos explicar! Continue acompanhando e anotando.

Como fazer um controle financeiro da atlética acadêmica eficiente?

No tópico das regras, falamos em ter um bom planejamento e seguir o que for definido. Mas, afinal, como fazer isso? O primeiro passo é organizar e pensar nas metas de receita que você quer que a atlética atinja. E você não precisa fazer isso sozinho.

Marque uma reunião com as demais diretorias que também geram custos e receitas, para pensar em um planejamento financeiro em conjunto. Uma boa dica é listar os eventos do semestre e, a partir disso, considerar os investimentos previstos e as receitas que se espera obter. Com essa ação é possível verificar se o que se espera arrecadar é o suficiente para cobrir os custos.

Para tanto, é necessário ter claro quais campeonatos a atlética jogará, pois os custos são mais elevados em épocas de torneio, quando os treinos costumam ser intensificados. Sendo assim, o planejamento deve atender essas questões. 

Portanto, para que o controle financeiro fique bem estruturado, faça um calendário com todos os campeonatos que a atlética disputará e adicione nele todos os dados importantes, que possam ser relevantes ao financeiro.

Além dos custos, a receita também é importante. Afinal, é a partir dela que as despesas são cobertas. Uma boa maneira de arrecadar fundos é a partir da venda de produtos. Nesse caso, a organização também é fundamental: é necessário já ter os investimentos com a compra de produtos para a revenda, para que a receita esperada possa ser mensurada.

Planilha de controle

Agora que vocês já fizeram a previsão dos custos e das receitas e alinharam o planejamento financeiro, chegou o momento de aprender a controlar certinho essas informações. A melhor maneira é contar com uma planilha, que pode ser feita no Excel, no Google Drive ou até mesmo em um caderno.

Lá você deve anotar todas as informações referentes às finanças da atlética acadêmica, com entradas e saídas de dinheiro. E não se esqueça de uma das regras básicas: não deixe que essas informações acumulem!

Como arrecadar verbas para a atlética?

Sabemos que uma atlética tem muitas despesas, já que muitos campeonatos e jogos são em outras cidades e até mesmo em outros estados. Você, inclusive, já fez a previsão dos seus custos, certo?

Também sabemos que a atlética acadêmica dificilmente recebe qualquer tipo de verba ou auxílio. Por esse motivo, é necessário pensar em formas de angariar fundos para conseguir manter os pagamentos e cobranças em dia. E foi para ajudar nessa missão que criamos este tópico. Continue lendo e veja algumas dicas que podem ser usadas para que a sua atlética tenha uma boa receita.

Festas

Você está na universidade, logo uma das melhores formas de conseguir juntar dinheiro é produzindo festas. E elas costumam bombar e atrair muitos estudantes! Indicamos que seja criada uma comissão para organizar esse tipo de evento. Esse grupo deverá prestar contas ao financeiro, assim tudo ficará mais organizado.

Com a organização das festas é possível arrecadar dinheiro na venda dos ingressos, das bebidas e das comidas. Faça lotes promocionais para quem comprar antes os ingressos e use essa verba para cobrir as despesas iniciais. Depois de tudo pago, o que sobrar é lucro!

Torneios

Vocês são uma atlética, então nada mais produtivo que organizar eventos esportivos. Se a sua universidade tem um campus com ginásios e quadras, melhor ainda! Você pode conversar com o coordenador para que a atlética possa alugar o espaço por um preço mais convidativo, assim os lucros com o evento aumentam.

Mais uma vez, crie uma comissão para a organização. À primeira vista, pode parecer fácil para uma atlética organizar um torneio, entretanto é preciso pensar nas inscrições, modalidades, chaves, pagamentos, premiação, segurança, etc.

Programa de Sócios

Um programa de sócios é uma excelente forma de aumentar as receitas. A atlética pode contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

No programa de sócios, os estudantes contribuem com um valor, conforme o plano escolhido. Em contrapartida, a atlética deve oferecer benefícios em produtos, eventos, jogos, etc.

Produtos da atlética acadêmica

Também é possível arrecadar dinheiro com a venda de produtos da atlética. Os estudantes gostam muito de usar camisetas, moletons e bonés com o nome da universidade que representam. Com atlética não é diferente! Por isso, invista em um bom material e uma arte irada para vender muitos produtos entre os universitários.

Mais uma vez, separe alguns estudantes para ficarem encarregados desta tarefa. Combine um prazo, que pode ser semanal ou quinzenal, para que o dinheiro arrecadado seja repassado ao financeiro. Ah, e não se esqueça de atualizar essas informações na planilha, hein?

Qual a forma mais eficiente para receber os pagamentos mensais?

Você já sabe como organizar o seu dinheiro, como planejar a suas receitas e despesas e como fazer para arrecadar verbas. Agora chegou a hora de mostrarmos como utilizar a tecnologia a seu favor.

Uma das melhores formas de receber os pagamentos é contar com uma plataforma automatizada que auxilie nessa tarefa e faça a cobrança dos sócios das atléticas de forma online.

As empresas oferecem ainda vantagens imperdíveis, como entrega em casa de carteirinha para os atletas e associados e parceria com muitas empresas que fazem parte da vida de universitários.

A Universitário + é uma dessas plataformas. Ela já atende muitas atléticas acadêmicas do Brasil todo e você não vai ficar de fora dessa, né? Acesse o site da plataforma para descobrir todas as suas vantagens e entender como ela funciona.

E então, gostou do post? Administrar uma atlética acadêmica não é fácil, mas com união, organização e dedicação é possível tirar de letra e fazer uma gestão inesquecível.

Ah, não se esqueça de entrar em contato com a Universitário + para descobrir todas as vantagens que ela tem a oferecer à sua atlética acadêmica! 

Posts relacionados

Deixe um comentário