Saiba como conseguir patrocínio para os eventos da atlética

4 minutos para ler

Nem sempre a atlética universitária conta com o apoio financeiro da universidade, certo? Nesses casos, saber como conseguir patrocínio é essencial para mandar bem nos eventos, pois festas, jogos universitários e viagens podem se tornar possíveis apenas com o suporte dos patrocinadores.

Para que isso seja viável, a gestão tem que caprichar para convencer as empresas e obter renda. Com um bom planejamento para a captação, você garante que tudo saia como o esperado.

Quer saber como conquistar os patrocinadores para a atlética? Veja as dicas imperdíveis que separamos!

Pesquise empresas com público universitário

Para que um negócio tenha interesse em patrocinar a atlética, é essencial que ele tenha alguma conexão com o público universitário.

Empreendimentos voltados para cursos, qualificações e aplicativos de estudos são exemplos de empresas que têm foco nesse público. Também dá para apostar em empresas de transporte ou de acomodação, pois elas buscam os estudantes de outras cidades.

Além de tudo, há as marcas de bebidas, comidas, iluminação e sonorização. Por isso, pesquise quais são os parceiros que podem se interessar de verdade por essa alternativa!

Apresente um bom planejamento

Agora que já sabe quais empresas procurar, é hora de colocar a mão na massa e fazer um bom planejamento. Vale juntar todas as diretorias da gestão e definir de quanto cada uma precisa para um período ou para um evento. Assim, dá para ter uma ideia de quantos parceiros serão necessários.

Pense, ainda, se é possível substituir alguns valores por serviços ou produtos. Mesmo quando um negócio não dá dinheiro, ele pode disponibilizar equipamentos, espaços, produtos e até profissionais. Nossa indicação é conferir o que faz sentido para a atlética.

Depois, é só definir com a diretoria responsável a procura dos estabelecimentos no momento adequado. Assim, dá para ter todos os recursos necessários para arrasar nos eventos!

Faça uma proposta estruturada

Não adianta apenas falar com uma empresa e pedir que ela patrocine sua associação – todos os negócios tomam decisões com base no que é interessante para seus resultados. Portanto, outra dica importante de como conseguir patrocínio é compor uma proposta completa.

Apresente o orçamento da atlética para o semestre ou mesmo o que é voltado para uma festa ou evento específico. Em seguida, crie diferentes “cotas de patrocínio”. Ao disponibilizar valores fixos de patrocínio, você oferece mais vantagens para quem paga mais.

A ideia é criar uma que demonstre que o dinheiro vai ser bem usado e que pode gerar ótimos efeitos. Não perca a chance de fazer uma apresentação incrível, viu?

Demonstre os benefícios de patrocínio

Como dissemos, as empresas esperam algo em troca do apoio. Na proposta, traga todas as vantagens de apoiar a atlética e como a decisão ajuda o negócio a mandar bem no mercado.

Uma festa, por exemplo, permite que a marca apresente novos produtos ou ganhe exclusividade na venda, o que gera mais receita. Outras marcas são anunciadas durante o evento, aparecem no uniforme esportivo ou no backdrop para as fotos do dia.

Além disso, demonstre como as diretorias podem ajudar a medir o retorno sobre investimento. Ao repassar as opiniões dos estudantes sobre o produto ou o desempenho nas redes sociais, dá para firmar uma parceria e tanto.

Desenvolva um trabalho de follow up

Conseguir patrocinadores é, de certo modo, vender uma ideia e a atuação da sua atlética. Então, é preciso caprichar nas técnicas de vendas para aproveitar ao máximo as oportunidades. Boas apresentações e argumentação que dribla as objeções são essenciais.

Além disso, é interessante pensar na estratégia de follow up de vendas. Ela consiste no acompanhamento das conversões das empresas prospectadas, o que favorece o desempenho da diretoria da atlética. Com a ajuda de uma planilha, dá para ter mais organização e resultados melhores.

Saber como conseguir patrocínio para a atlética é fundamental para o seu funcionamento. Planejando desde a escolha das empresas parceiras até a forma como será feita a mensuração do retorno das ações, você terá sucesso!

E agora, um prêmio para você que chegou até aqui! Para te ajudar na gestão do seu evento, faça o download da nossa planilha especial para atléticas e estime custos, projete o faturamento, acompanhe os rendimentos com as vendas e muito mais!

E para não deixar seus amigos no escuro, compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre como eles também podem agir!

Posts relacionados

Deixe um comentário