5 dicas para o sucesso da associação atlética

5 minutos para ler

Em uma associação atlética, nem tudo é festa. É preciso trabalhar para que a organização seja um sucesso e possa se manter, ao longo dos períodos e formaturas. Afinal, o desejo é transformá-la em uma espécie de legado para os próximos estudantes, certo?

Embora exija dedicação, a tarefa não é um obstáculo impossível de vencer. Com as ações certas, boas decisões e foco no que importa, dá para tirar de letra e conseguir o melhor desempenho.

Quer descobrir o que fazer? Venha ver as nossas 5 dicas para o sucesso da atlética universitária e não perca nenhuma oportunidade!

1. Acerte na gestão e na organização

Não existe êxito nesse processo sem um bom gerenciamento. Na linha de partida, é importante dividir os “setores” da atlética. Veja quais são as principais diretorias:

●    financeira: cuida de todo o dinheiro, como fornecedores a pagar, recebimento de sócios e ganhos com as festas;

●    eventos: elabora o calendário de eventos, define datas e organiza a logística;

●    marketing: realiza a divulgação de todas as ações e festas e manter o relacionamento com a comunidade acadêmica;

●    esportiva: seleciona e treina os atletas e prepara a participação em jogos universitários;

●    comercial e de vendas: comercializa ingressos e pacotes para eventos, produtos personalizados, carteirinhas e planos de mensalidade.

Capriche na escolha dos membros de cada diretoria, pois todas são essenciais para que a associação seja bem-sucedida. Fechou?

2. Engaje os alunos na associação atlética

Já que os alunos são a razão de existência da atlética, o ideal é contar com a participação deles para tudo. Não deixe sua atlética ser aquela que só aparece na hora da mensalidade ou de vender ingressos para festa. O melhor mesmo é fazer com que a associação seja parte da vida estudantil!

Além de realizar calouradas, eventos de integração e festas, temos outras dicas para melhorar o engajamento. Quer ver quais são? Confira!

●    entenda as dificuldades e as conquistas da comunidade estudantil;

●    use as redes sociais e a internet para fortalecer o relacionamento;

●    tire todas as dúvidas sobre o programa de sócios;

●    sempre corra atrás outros benefícios para os sócios e novidades para todos e

●    aceite e utilize o feedback que os estudantes trouxerem.

3. Invista em eventos de qualidade

Os eventos são muito importantes para o sucesso da associação atlética, pois além de serem uma fonte de diversão e engajamento, são responsáveis por parte da geração de renda.

Nos jogos universitários, planeje a participação nos que têm destaque e ainda crie experiências, como ações especiais no alojamento. Durante o semestre, prepare festas, calouradas e atividades com boa estrutura e que sejam épicas.

Para melhorar, vale desenvolver eventos de caráter social, que são ótimos para ajudar quem precisa e para dar aquela moral para a organização!

E não se esqueça: fique de olho no calendário. Feriados prolongados podem ser usados por quem visita a família. Em vez disso, prefira os que acontecem no meio da semana, os períodos de início e fim do semestre e finais de semana sem outros eventos!

4. Divulgue as ações realizadas

A sua festa não vai bombar se não alcançar essas pessoas e fazer com que elas se mantenham atualizadas. O modo de ter sucesso na tarefa? Por meio da divulgação!

Oriente o departamento de marketing para usar os canais e técnicas certas. Eventos no Facebook, hashtag exclusiva no Instagram e até panfletos são ótimos meios de deixar os estudantes por dentro do calendário da atlética.

Inclusive, indicamos criar promoções e sorteios para atrair ainda mais gente — afinal, todo mundo gosta de um desconto ou de brindes.

5. Conte com parcerias estratégicas

Ter as pessoas certas em cada parte da atlética é o primeiro passo para o sucesso. Mas sabia que vocês não precisam fazer tudo sozinhos? Em vez disso, indicamos contar com parceiros estratégicos.

Fazer uma permuta com um local para uma festa ou com uma empresa de bebidas é top. Também é interessante conquistar patrocinadores para tudo ser ainda melhor. Na parte da gestão, o apoio é ainda mais importante.

Com a Universitário + como parceira, dá para usar a tecnologia e gerenciar a cobrança de mensalidade dos sócios, por exemplo. Também é possível planejar as ações e até contar com um clube de vantagens. Quer jeito melhor de mandar bem e se destacar?

O sucesso da associação atlética depende de boas decisões e um bom planejamento. Com essas dicas, dá para fazer com que a organização seja cada vez melhor — e tudo ainda vai servir de preparação para o mercado de trabalho.

Se quiser muito mais dicas para mandar bem como dirigente, assine a nossa newsletter e não perca as novidades do nosso blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário