Como funciona a gestão de uma atlética de faculdade?

8 minutos para ler

Na hora de regularizar a atlética de faculdade, você vai notar que ela não é uma empresa tradicional, porém, para que esta instituição funcione da melhor maneira, é preciso organizá-la construindo uma hierarquia convencional para que cada área seja responsável por uma função, a gestão dê certo e tudo saia dentro do planejado.

Esta estrutura conta com a figura do presidente, que representa a atlética, e do vice, que o ajuda na tarefa. Abaixo deles, há uma divisão em diretorias e todos tomam as melhores decisões em conjunto.

Dito isso, que tal ir ainda mais fundo e descobrir quais são os pontos importantes desse gerenciamento? Então confira o guia que preparamos!

Esportes e competições

O nome “atlética universitária” já revela uma de suas principais funções: o estímulo à participação nos eventos esportivos. E é coisa séria, viu? Há cada vez mais competições oficiais, com jogos, disputa de bateria e de melhor torcida.

A Diretoria Esportiva é a área da gestão que toma conta dessas etapas, o que significa ficar de olho em alguns aspectos bem relevantes. Quer saber quais são? A gente mostra!

Seleção de atletas e formação de times

Tudo começa com a criação dos times que vão defender o nome da universidade. Algumas atléticas de faculdade têm equipes de várias modalidades, enquanto outras focam em menos delas para alcançar a excelência. O importante é abrir vagas e conquistar estudantes que tenham habilidade e muito interesse em suar a camisa!

Treinos e preparações

Para não fazer feio em pleno ginásio, os times têm que se preparar. Então, a Diretoria Esportiva fica responsável por encontrar um treinador, que pode ser um membro mais experiente e vitorioso no esporte ou alguém contratado. Que tal?

Participações em jogos universitários

Depois de preparar toda a estrutura, é a hora de conquistar o troféu. A diretoria verifica todos os jogos universitários, as datas, os locais e planeja a logística de deslocamento. Com todo esse apoio, os atletas chegam focados naquilo que mais importa: a vitória!

Comercial e vendas

Já a Diretoria Comercial tem um importante papel: aumentar a geração de receita para a atlética. Para realizar todas as atividades, a associação precisa contar com boas ofertas e captar o dinheiro necessário.

O processo acontece de várias formas, pois universitário sabe se virar. Na sequência, mostramos quais são os pontos principais!

Criação de produtos personalizados

Uma grande fonte de renda de uma atlética universitária é a venda de produtos personalizados. Afinal, é comum vermos moletons customizados, canecas e até “uniformes”, não é? A Diretoria Comercial é a responsável por bolar esses produtos e disponibilizá-los para a venda.

Contratação de fornecedores

Ninguém quer comprar um moletom que não esquenta ou uma caneca que não aguenta uma cervejada, né? É por isso que a diretoria sai atrás de fornecedores de qualidades e com preço bom para todo mundo ficar satisfeito.

Gerenciamento das encomendas

Para não perder dinheiro, é comum que a atlética opte pelo modelo de encomenda, em vez da pronta-entrega. Os responsáveis pelo setor devem montar as listas de pedidos, fazer os pagamentos e realizar as entregas de quem pediu.

Captação e relacionamento com sócios

O funcionamento de uma atlética de sucesso depende da captação de sócios. Afinal, é a contribuição paga pelos estudantes que ajuda a custear as diversas atividades planejadas para o ano.

A diretoria responsável por essa área busca novos sócios-torcedores e cuida, ainda, do relacionamento para que eles se mantenham por perto. Vamos descobrir como ela atua?

Programa de sócios

O sócio-torcedor é o estudante que se associa à atlética para ter benefícios e, é claro, ajudar na continuidade das atividades. Essa diretoria fica responsável por elaborar e vender esses “planos”, que oferecem vantagens de acordo com o valor pago.

Ofertas de descontos e vantagens

Também é a que corre atrás de parcerias, patrocínios e apoios de empresas, descontos e benefícios. Essas ofertas extras são ótimas “iscas” para conseguir mais sócios — e por isso são tão importantes.

Busca de patrocínios e parcerias

Para tornar a oferta ainda melhor, há a busca por patrocinadores e parceiros, principalmente para eventos. É algo que torna a adesão dos estudantes especialmente atraente e oferece um bom retorno.

Eventos e integração

Qualquer atlética que se preze também toma a frente de alguns dos eventos mais épicos do curso, não é mesmo? Cerveja gelada, música alta e muita diversão fazem parte da rotina de lazer de vários estudantes.

A Diretoria de Eventos é a área que realiza essas atividades imperdíveis. Não fique com dúvidas e saiba como ela funciona!

Planejamento e execução de eventos

A gestão das festas é feita por essa diretoria em vários passos. No planejamento, há a escolha de data, local e fornecedores, por exemplo. Na execução, os responsáveis garantem que tudo saia como o esperado e que os participantes possam aproveitar ao máximo.

Integração de calouros e cursos

Além das comemorações tradicionais, a atlética universitária realiza a integração com calouros e estudantes de outros cursos. É o caso de preparar trotes solidários, gincanas e festas voltadas para essa proposta.

Organização de atividades sociais

Uma boa atlética de faculdade procura ter responsabilidade social. Por isso, os eventos sociais entram no calendário. Campanhas de doação, visitas a instituições e realizações beneficentes são apenas algumas das possibilidades.

Marketing e divulgação

Já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Pois então, uma atlética também precisa se preocupar com a divulgação. A Diretoria de Marketing cuida de toda essa questão e, acredite se quiser, tem grande influência no sucesso.

É uma área bem diversa, dinâmica e agitada — do jeito que boa parte dos estudantes gosta. Venha descobrir como é o funcionamento!

Divulgação de ações e eventos

Nas redes sociais, em flyers distribuídos pelo campus ou em cartazes colados — o que vale é divulgar. A parte de marketing fica responsável por elaborar as artes e criar campanhas. É o caso das promoções para atrair mais sócios, participantes nas festas e interessados nos itens personalizados.

Relacionamento com sócios e estudantes

Sabia que o marketing também serve para manter relacionamentos? Pois é, a atlética universitária usa esse recurso para deixar os sócios e estudantes sempre conectados e para criar interesse pela associação. Nas redes sociais e em outros canais, esse contrato ajuda a garantir o sucesso.

Fortalecimento da identidade

Após criar uma atlética universitária, você não quer que ela acabe após a sua formatura, né? Já que não dá para ficar na faculdade para sempre, o marketing pode ajudar. Ele reforça a identidade visual e a “marca”. Com isso, a associação se torna parte da rotina dos veteranos, dos calouros e de quem ainda vai entrar!

Finanças e controle

Para fazer isso e muito mais, a associação precisa de dinheiro. Então, tudo tem que ser bem administrado. É por isso que a Diretoria Financeira — ou Tesouraria — é tão relevante.

Mais que manjar de números, quem cuida dessa parte tem que ter bastante responsabilidade. Vamos conhecer como esse segmento atua?

Administração de recebimentos

É a área financeira que confere se todos os sócios pagaram certinho no mês e se o valor de arrecadação de uma festa corresponde aos ingressos vendidos. Essa administração é importante para que cada diretoria saiba o quanto foi obtido e o que está disponível.

Pagamento de fornecedores

Mas nem tudo é festa e também é preciso pagar. Então, a Diretoria Financeira faz todas as transações para fornecedores — desde a empresa que vende cerveja até a que estampa moletons. Tudo é pago certinho, como o combinado, para não dar problema.

Prestação de contas

Ser transparente é muito importante, ainda mais porque a atlética tem características legais diferentes e não pode ter lucro. É por isso que rola a prestação de contas, assim todo mundo sabe para onde vai o dinheiro e o que precisa melhorar. Com tudo em dia, os “setores” têm o necessário para fazer o que entendem!

A gestão da atlética universitária funciona com a divisão em várias diretorias. Além de entender a atuação, é essencial compreender que ter boas parcerias faz a diferença. Ao contar com serviços e empresas parceiras, o resultado é cada vez melhor!

E se quiser mais dicas para a sua associação da faculdade, siga o nosso Instagram e curta nossa página no Facebook para não perder as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário