Saiba como promover jogos universitários inesquecíveis!

5 minutos para ler

Muito importantes para o ambiente universitário, as Atléticas são organizações que desempenham diversas funções benéficas para a comunidade acadêmica. Entre elas está a organização e promoção dos jogos universitários, que incentivam a prática de esportes e facilitam a integração dos estudantes.

Os jogos universitários brasileiros surgiram há mais de cem anos e passaram por mudanças importantes até chegarem ao que são hoje. São diversas modalidades, que incluem desde as paradesportivas até jogos eletrônicos.

Se você quer conhecer a origem dos jogos universitários e saber como eles funcionam, confira este post que preparamos para você. Boa leitura!

Como surgiram os jogos universitários no Brasil?

De acordo com o Centro de Estudos e Memória da Juventude, os jogos universitários surgiram no Brasil no início do século 19, no ano de 1916. Nesse período, todas as partidas e disputas eram concentradas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e as competições eram feitas entre as universidades desses locais, além de jogos isolados das próprias instituições.

A partir da década de 30, começaram a ser fundadas as primeiras associações e federações desportivas. Além disso, outros estados do país começaram a ser inseridos nas disputas, como Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia. No ano de 1939, a CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário – foi criada para estabelecer algumas diretrizes para os jogos.

Desde então, a confederação passou a estruturar as competições em todo o Brasil, oficializando os Jogos Universitários, ou JUBs, que apresentam como diretrizes a amizade, perseverança, fraternidade, cooperação e integração. Os JUBs são disputados entre as universidades do Brasil e, por isso, não têm ligação com as atléticas das instituições.

Com isso, as competições universitárias foram reformuladas e aprimoradas, tornando-se cada vez mais populares e criando a cultura das Atléticas nas universidades. Essas organizações têm como objetivo a integração dos estudantes, dentro da própria faculdade e com as outras, estimulando uma vida ativa e saudável por meio da prática de esportes.

Além dos JUBs, existem os jogos universitários organizados pelas próprias atléticas, que podem ser disputados entre os times de uma mesma universidade ou entre instituições. Essas competições incentivam a prática de esportes no meio estudantil e promovem grande integração. Os mais famosos no Brasil são os INTERMEDS, ENGENHARÍADAS, ECONOMÍADAS e JOGOS JURÍDICOS, representando cursos com mais tradição em esporte universitário.

Como ter sucesso nos jogos universitários?

Para que o time da sua universidade tenha sucesso nos jogos universitários, é fundamental que seja feito um bom planejamento e controle financeiro. Isso permite que a experiência seja a melhor possível e aumenta as chances da equipe durante as competições. Veja algumas dicas sobre o que fazer para se preparar para a competição!

Planeje com antecedência

Para que o seu time esteja pronto para os jogos universitários, lembre-se de fazer um bom planejamento de treinos, despesas futuras, equipe de torcida, entre outros detalhes. Tudo isso oferece suporte aos atletas e dá mais confiança para um bom desempenho durante a competição. É importante discutir:

  • quem vai ficar responsável pelo orçamento e negociação com os fornecedores;
  • como vai ser feito o transporte da delegação;
  • a programação das festas;
  • patrocinadores.

Para facilitar o planejamento, faça uma planilha pra saber qual é a responsabilidade de cada um, juntamente com datas importantes.

Organize as vendas

Ter uma boa organização e preparo para as vendas dos pacotes é muito importante. Você tem a opção de vender os pacotes presencialmente na Atlética ou investir em plataformas online, que facilitam a contabilidade e controle das finanças. Para as vendas presenciais, organize turnos de atendimento com o restante da diretoria, para que sempre tenha alguém no espaço da Atlética para oferecer os ingressos.

Também é interessante montar kits com produtos da Atlética, que poderão ser utilizados durante os jogos e nas divulgações, como camisetas, sambas-canções e canecas personalizadas. Dessa forma, é possível aumentar o faturamento e tornar os ingressos mais atrativos para a galera.

Oriente os atletas

Preparar os atletas para os jogos é tão importante quanto a orientação para os prazos de entrega de documentos e inscrições. Prepare um check-list com tudo o que precisa ser levado, como:

  • ingressos;
  • documentos da equipe e dos membros da delegação;
  • uniformes e materiais esportivos;
  • produtos para serem vendidos.

Conte com bons patrocinadores

Essa é uma das partes mais importantes para o sucesso da sua equipe nos jogos universitários. Mesmo que o time já seja reconhecido, os patrocinadores não vão surgir sem que você corra atrás deles. O ideal é demonstrar o intuito de fechar contrato, expondo as vantagens que ele terá com a propaganda do seu time e com o investimento que será feito.

Para isso, faça um bom gerenciamento das redes sociais da Atlética, o que aumenta a visibilidade do seu time. No mais, o que também chama muito a atenção de bons patrocinadores é o bom desempenho da equipe nas competições.

Como você viu, os jogos universitários trazem ótimas oportunidades para integrar estudantes de todo o Brasil e destacar os melhores jogadores das instituições. Lembre-se de contar com bons fornecedores e patrocinadores para aumentar ainda mais as chances do seu time. Quem sabe ele não é o próximo campeão?

Quer saber mais sobre jogos universitários e outras dicas para gerir bem a Atlética da sua universidade? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Posts relacionados

Deixe um comentário